Notícias


Profissões Mais Expostas a Surdez

22/04/2021 prevenção no trabalho


A exposição a ruídos de alta intensidade e por um longo tempo pode levar a perda auditiva, principalmente nas frequências mais agudas. 


Isso acontece porque o ruído vai provocando lesões nas células do ouvido interno, responsáveis por transmitir o som ao cérebro.


Muitas profissões expõem diariamente o indivíduo a ruídos de alta intensidade, por isso deve-se ficar atento aos riscos.


Conheça algumas dessas profissões:

  

Trabalhadores da aviação


Profissionais que trabalham na aviação em geral, pilotos, assistentes de bordo, mecânicos e os tratadores de bagagem, passam grande parte do tempo expostos aos fortes ruídos das aeronaves.


Esses profissionais ficam expostos, em média, a um volume de 130 decibéis, gerado pelo motor do avião. 


Músicos e profissionais do áudio


Quem trabalha no meio musical lida com som alto todos os dias, seja em shows, perto de caixas de som ou em ensaios em estúdio. Não somente os músicos, mas também os produtores musicais, técnicos de som, djs, a equipe que acompanha os artistas e até quem trabalha em casas noturnas mesmo que não ligados diretamente à música. Esses profissionais se expõem em média a 125 decibéis diariamente. 


Profissionais da construção civil


O ruído gerado em uma obra pode ser muito alto e contínuo, dependendo da máquina utilizada. Pode atingir ou ultrapassar 125dB. 


Pedreiros, mestres de obra, técnicos e engenheiros envolvidos na construção civil podem ter a audição afetada.


Motorista de ambulância


Motoristas de ambulância estão bastante expostos pois a sirene da ambulância é um som contínuo, agudo e chega a 120 decibéis. 


Essa exposição diária pode levar a perda auditiva principalmente do lado exposto a janela. 


Paramédicos que atuam em ambulâncias também ficam expostos.


Profissionais do trânsito


São eles: motoristas particulares ou de aplicativo, taxistas, motoristas de caminhão, entregadores, motoboys, guardas de trânsito, entre outros.


Todos que se expõem diariamente ao barulho excessivo e constante do trânsito, que pode não parecer tão agressivo, mas chega a atingir entre 110 e 115 decibéis, podem ter a audição afetada.  


Dentista


O ruído dos equipamentos de um dentista também pode chegar a até 115 decibéis. 


E esse som pode ser ainda amplificado em consultórios fechados.


O uso de EPI (equipamento de segurança) e o controle através de audiometria são essenciais nessas profissões. Juntos são a maneira mais eficaz de proteger a audição do trabalhador.


O EPI é um protetor auricular que deve ser utilizado durante o trabalho e atenua cerca de 20 a 30 decibéis.


Em alguns casos recomenda-se intervalos durante a jornada de trabalho.


Já a audiometria deve ser realizada num intervalo que pode ser entre 6 meses e 1 ano.


Geralmente a empresa tem um programa voltado para a proteção da audição do seu colaborador. Se informe. 


E se você é profissional autônomo, procure se informar também a respeito do uso do EPI, busque realizar uma avaliação auditiva regularmente e fique atento aos sinas de perda de audição e zumbido.


Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.