Nosso planeta, nossa saúde
"Nosso planeta, nossa saúde"
Este é o tema do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril.
Criada pela OMS, esta data vem conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para melhorar a qualidade de vida.
A preocupação com o meio ambiente cresce a cada dia, exigindo de cada um de nós ações mais sustentáveis; precisamos preservar os recursos naturais do nosso planeta.
E como nós podemos contribuir?
Pilhas ainda são um produto de difícil reciclagem e altamente poluentes quando descartadas da forma incorreta.
Por isso, nós incentivamos que, sempre que bem indicado, se dê preferência a aparelhos auditivos sem troca de pilha. Eles funcionam com uma bateria recarregável, ou seja: não há descarte regular de pilhas.
E mais: o carregador dos aparelhos auditivos, além de carregar a bateria, também funciona como desumidificador elétrico.
Assim, diminuímos o descarte não só das pilhas, mas também da sílica gel usada para tirar a umidade dos aparelhos auditivos com pilha.
Especialmente a sílica azul é considerada tóxica, pois o indicador azul, ainda que em pequenas quantidades, é baseado em cloreto de cobalto II, classificado como tóxico (Diretiva da Comissão Européia 98/98/EC – aditivo à 67/548/EEC).
Qual o impacto das pilhas descartáveis no meio ambiente?
As pilhas contêm substâncias químicas tóxicas como zinco, chumbo e manganês e o seu descarte incorreto oferece risco à saúde e ao meio ambiente, contaminando o solo e o lençol freático.
Por isso, uma das medidas mais eficazes para reduzir a poluição ambiental é justamente reduzir a utilização das pilhas e sílica.
Quando os aparelhos auditivos recarregáveis não forem a melhor indicação, outras medidas podem ser adotadas: descarte correto das pilhas e uso de desumidificador elétrico em vez de sílica.
O desumidificador elétrico, além de evitar o uso de sílica, é muito mais eficaz na desumidificação, conferindo uma maior vida útil aos aparelhos auditivos e, consequentemente um descarte menor de componentes eletrônicos dos aparelhos.
Cabe a cada um de nós dar a sua contribuição para um planeta melhor para se viver. E você, o que tem feito para contribuir?