Café
Se você tem zumbido ou já leu sobre zumbido, com certeza já ouviu que cafeína e zumbido não combinam. Que a cafeína aumenta o zumbido ou até que ela causa o zumbido.
De fato, a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central. Tendo em vista que o ouvido está diretamente ligado ao sistema nervoso central, acreditava-se que o aumento dos estímulos desse sistema poderia aumentar consideravelmente as chances de o zumbido no ouvido surgir ou se tornar mais intenso.
Porém, uma pesquisa americana indicou que o consumo de café pode contribuir para a redução do zumbido, contrariando a crença anterior de que a cafeína poderia ser um gatilho para o sintoma.
O estudo, realizado pelo Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, acompanhou mais de 65.000 mulheres.
As mulheres começaram a participar do estudo em 1991. Após 18 anos de acompanhamento, os pesquisadores identificaram 5.289 casos de zumbido no ouvido.
As mulheres que consumiram de 450 a 599 miligramas de cafeína ao dia – algo entre 4 e 6 xícaras de café – apresentaram 15% menos incidência de zumbido no ouvido que as mulheres que consumiram menos de 150 miligramas de cafeína ao dia – uma xícara e meia de café.
O autor do estudo, Gary Curhan, observou uma associação inversa entre a ingestão de cafeína e a incidência de zumbido entre as mulheres.
Isso significa que a cafeína não afeta o zumbido de ninguém?
Não. Na prática clínica, há relatos de pacientes que percebem uma piora na sensação do zumbido após o consumo de café.
O que podemos afirmar com segurança é que cada pessoa percebe o zumbido de uma forma e os fatores que aumentam ou diminuem a percepção do zumbido também são individuais.
Por isso, para tratar o zumbido, é de fundamental importância se observar e relatar para a equipe que te acompanha todas as suas percepções – de melhora e de piora.
E, sim, talvez você seja uma das pessoas que vai tratar o zumbido, perceber a melhora e continuar tomando café.