Perda Auditiva em Frequêncais Altas
Chamamos deficiência auditiva nas frequências altas aquela que ocorre quando a pessoa não consegue ouvir os sons agudos, como vozes femininas e de crianças, o canto dos pássaros, algumas músicas, campainhas e alarmes sonoros.
Ouvir diálogos em grandes grupos e em ambientes ruidosos também passa a ser um desafio, pois deixamos de ouvir consoantes como T, S e F. Pessoas que falam mais baixo, não articulam muito bem as palavras ou que não estão falando de frente são igualmente difíceis de entender.
Imagine quão difícil pode ser compreender a fala de uma criança que, além de aguda, fala rápido e se mexe constantemente.
Por isso, uma das principais queixas de quem tem perda auditiva é a dificuldade em compreender os netos pequenos.
A deficiência auditiva nas altas frequências é tipicamente neurossensorial, ou seja, é normalmente causada por danos nas células do ouvido interno e pode estar relacionada à idade, exposição a ruído, infecções ou fatores genéticos.
Se você sente dificuldade em ouvir sons muito agudos ou acha difícil conversar em grandes grupos, procure um especialista em saúde auditiva. A perda auditiva pode ser identificada em uma avaliação auditiva e é normalmente tratada com aparelhos auditivos.
Volte a sentir a indescritível alegria de ouvir as risadas dos netos. Nada te impede!