Notícias


Um Aparelho Auditivo ou Dois?

07/08/2019 posso usar um só?


A maioria das pessoas que não ouve bem apresenta perda auditiva nos dois ouvidos, especialmente quando ela é decorrente do envelhecimento natural.

Mesmo quando um dos ouvidos tem uma perda mais leve, é importante utilizar o aparelho auditivo.

A natureza é sábia: nós temos duas orelhas, não uma só. E não é à toa: os sons podem vir de todas as direções e, quando nós temos os dois ouvidos captando esses sons, o processamento cerebral é mais equilibrado, localizamos melhor de que direção veio o som e conseguimos até mesmo estimar a distância de onde ele veio.

Quando os ouvidos trabalham em conjunto, o som fica muito mais claro e natural e conseguimos, inclusive, captar sons mais distantes e mais baixos. Os aparelhos auditivos atuais trocam informações entre si, trazendo de volta essa sensação de audição equilibrada em ambos os ouvidos.

Imagina a pessoa que usa aparelho auditivo de um lado só, tendo que virar a cabeça a todo momento para ouvir os sons que vem do outro lado!? Imagina atravessar uma rua ou dirigir sem ouvir os sons de todos os lados?

Assim como as pessoas que tem algum problema de visão nos dois olhos usam óculos com graduação nas duas lentes - e não somente no olho pior - as pessoas com perda auditiva em ambos os ouvidos devem utilizar dois aparelhos auditivos, regulados individualmente, e não apenas um.

Portanto, se você tem perda auditiva nos dois ouvidos, deve usar aparelhos auditivos nas duas orelhas.