Otite em Bebês
Uma das situações mais incômodas para as crianças é a dor de ouvido. Nos menores de 1 ano, então, que não conseguem falar o que estão sentindo, é ainda pior.
Na maioria das vezes uma infecção das vias aéreas (que congestiona o nariz do bebê, a parte nasal da faringe e, consequentemente, a orelha média) desencadeia a otite.
O que talvez você não saiba é que uma das causas de otite em bebês é a posição em que ele está mamando. Isso porque os bebês possuem a tuba auditiva (que liga o ouvido, nariz e garganta) bem curta.
Por isso, um cuidado importante é deixá-los em posição elevada na hora de mamar (tanto no peito como na mamadeira), para evitar que o leite vá para o ouvido e cause a infecção.
Muitas vezes a otite não causa dor, o que pode retardar o diagnóstico. Fique atento a sinais como: seu filho parece não estar ouvindo bem, tem febre sem causa aparente, irritabilidade, perda de apetite e líquido amarelado saindo do ouvido.
As otites de repetição na infância, quando não tratadas corretamente, podem desencadear problemas auditivos no futuro.
Vale lembrar que a amamentação é de extrema importância na primeira infância, pois o leite materno reforça a imunidade do bebê, evitando não só a otite, mas também outras doenças.