Notícias


Quanto da Audição Vou Recuperar?

10/09/2019 audição biônica


Muitos pacientes querem saber quanto por cento da audição perderam e quanto podem recuperar usando aparelho auditivo. Para entendermos melhor esse assunto, vamos começar falando sobre a audiometria, que é o exame que avalia nossa audição.
Primeiramente, a audiometria não nos dá um percentual e sim, classifica a perda auditiva por tipo e grau. O tipo diz respeito a origem da perda - se no ouvido externo, médio ou interno. Já o grau pode ser leve, moderado, severo ou profundo.
Quanto maior o grau da perda auditiva maiores são as dificuldades do paciente e consequentemente maior será a dificuldade de adaptação dos aparelhos auditivos. Sempre obteremos sucesso com o uso do aparelho, mas quanto menor a perda auditiva, mais perto chegaremos da audição normal, sem necessitarmos de tantos recursos na adaptação.
Sempre dizemos aos nossos pacientes que não trabalhamos com um produto biônico e, sim, com reabilitação auditiva. Os aparelhos auditivos são a principal ferramenta do tratamento.
Mais importante do que avaliar um percentual obtido com o uso dos aparelhos, é avaliar os benefícios no dia-a-dia, pois as percepções auditivas são muito individuais. O ganho obtido dependerá de uma boa avaliação, seleção e adaptação dos aparelhos auditivos. Cabe ao fonoaudiólogo responsável selecionar o melhor modelo, fazer a regulagem personalizada e trabalhar as expectativas do paciente em cada caso.