Notícias


Máscaras x Perda Auditiva

14/10/2020 repete, por favor!?

O uso de máscaras faciais foi um dos grandes desafios trazidos pela pandemia.

Elas são de fato necessárias para a nossa proteção, mas não se pode negar que causam grande incômodo para algumas pessoas.

Para os deficientes auditivos, porém, é mais do que um incômodo: as máscaras causam uma dificuldade real para ouvir e compreender.

Mesmo aqueles que já usam aparelhos auditivos necessitam do apoio da leitura labial, da fala clara e bem articulada, de estar próximo ao interlocutor. Com o uso da máscara e o distanciamento recomendado, tudo isso ficou mais difícil.

De acordo com um estudo* recente feito em Israel, as máscaras atuam como um filtro acústico para a fala, enfraquecendo as altas frequências faladas em até 12 dB, dependendo do tipo de máscara.

O estudo conclui: "A degradação da qualidade da fala, em combinação com o ruído/ reverberação da sala e a ausência de pistas visuais, torna a fala quase ininteligível para muitos pacientes com perda auditiva".

Se somarmos tudo isso a um ambiente que já costumava ser desafiador, como uma sala reverberante ou ruidosa, a compreensão da fala se torna bem difícil.

Para aqueles que já usam aparelhos ou implante, as dicas são:

 -  Oriente as pessoas sobre a sua dificuldade, peça sem medo para que tenham mais paciência e, se necessário, que repitam o que foi falado de forma mais alta e clara, talvez com o uso de outras palavras;
- Mude de ambiente se necessário, novamente explicando que o ambiente não está favorável para manter uma conversação;
- Procure sua fonoaudióloga: ela pode fazer uma regulagem específica nos seus aparelhos para ajudá-lo nessa situação.

Para aqueles que ainda não usam aparelhos auditivos o uso das máscaras pode ter evidenciado a dificuldade e, nesse caso, a dica é realizar uma avaliação auditiva completa e iniciar o quanto antes o processo de adaptação dos aparelhos.

Já estamos sendo privados de tantas coisas que não podemos contornar mas, com a audição, pode ser diferente: na imensa maioria dos casos existe uma solução simples. Procure um fonoaudiólogo, faça uma audiometria. Faça isso por você e pela sua família.

Uma boa audição é fundamental para conversar ao telefone, para assistir televisão, para participar de cursos online ou reuniões por vídeo chamada mas, principalmente, para manter uma comunicação efetiva e saudável com nossos familiares em casa.
   
*https://www.hearingreview.com/hearing-loss/health-wellness/how-do-medical-masks-degrade-speech-reception