Como Vai Ser o Seu Natal?
As festas de fim de Ano são tradicionalmente um evento familiar. Alguns familiares só encontramos nessas datas.
Reúnem-se pais, filhos, irmãos, netos, primos, tios, cunhados e alguns agregados... Todos juntos à mesa, contando novidades; as crianças felizes brincando, correndo pela casa; os mais velhos relembrando os Natais passados.
Sem dúvida um momento de muita felicidade.
Conseguiu visualizar a cena? Na sua família, o Natal é assim?
Agora, imagina você, nesse contexto, sem conseguir entender o que as pessoas falam? Você lá, sem conseguir acompanhar a conversa.
Provavelmente pensaria: é normal em meio a tanto barulho, não deve dar para ouvir mesmo.
Torceria para ninguém perguntar nada a você, para não ter que ficar pedindo para repetir. Afinal, isso seria constrangedor para você e desagradável para os outros.
Por não conseguir interagir também deixaria de contar as suas histórias e ficaria sentado, sorrindo, tentando passar despercebido.
Por fim, talvez até fosse se recolher mais cedo pois aquela bagunça a sua volta, da qual você não conseguiu fazer parte, já está incomodando você.
Conseguiu imaginar?
Agora, imagine um ente querido passando por isso.
Essa cena não é ficção. Ela é baseada em diversos relatos de pacientes e familiares que já passaram por situações similares.
Pessoas que sentiram na pele a sensação de solidão em meio à multidão ou viram familiares próximos passarem por isso e se isolarem em momentos como estes.
A boa notícia é que esse problema tem solução e muitas famílias, como a do Sr. Salvatore e da Karina, esse ano já terão um Natal muito mais feliz, como você assitiu no vídeo.
A audição é um sentido muito importante, responsável pela interação social. Cuidar da audição é cuidar da saúde.
Se você ou alguém que você ama tem essa dificuldade, procure um especialista e faça uma avaliação auditiva.