Mitos e Verdades sobre a Perda Auditiva
A perda auditiva pode trazer para o indivíduo diversos danos que prejudicam o dia a dia e o convívio social. Saiba alguns mitos e verdades sobre este assunto.
Somente idosos possuem Perda Auditiva?
FALSO! A perda auditiva na terceira idade, conhecida como presbiacusia, é muito comum, pois o sistema auditivo tem sua função alterada com o processo de envelhecimento. Porém, não existe faixa etária para desenvolver um problema auditivo, já que diversas são as causas dessa deficiência. Ao menor sinal de perda auditiva consulte um médico otorrinolaringologista ou uma fonoaudióloga.
Apenas pessoas com perda auditiva profunda precisam utilizar aparelhos auditivos?
FALSO! O aparelho auditivo é indicado para qualquer grau de perda auditiva, mesmo os mais leves. Não usar o aparelho auditivo pode prejudicar ainda mais a audição e até comprometer outras funções cerebrais. Pesquisas demonstram que quanto mais tempo se espera para utilizar o aparelho auditivo, maior é o dano para a função cerebral, o que dificulta a reabilitação.
Os aparelhos auditivos são grandes?
FALSO! Atualmente são leves e discretos, possuem uma tecnologia muito avançada e alguns até já possuem sistema “bluetooth” para que os pacientes possam ouvir música, assistir televisão e atender ao celular direto pelo aparelho.
Pessoas com perda auditiva utilizam leitura orofacial?
VERDADEIRO! A leitura orofacial é usada como técnica auxiliar para que uma pessoa com deficiência auditiva possa compreender o que as outras pessoas lhe falam observando o movimento dos lábios e a expressão facial como um todo.
Pessoas com perda auditiva sempre terão dificuldades em escutar os sons da televisão e de falar ao telefone?
FALSO: Atualmente já existem soluções que transmitem a voz de uma pessoa no telefone com clareza e nitidez e os sons da televisão diretamente ao aparelho auditivo.
É muito difícil se adaptar aos aparelhos auditivos?
FALSO! A tecnologia disponível permite que os fonoaudiólogos disponham de diversos recursos, a fim de facilitar a adaptação ao uso de aparelhos auditivos.
Zumbido e sensação de tontura podem ser sintomas de perda auditiva?
VERDADEIRO: Assim como zumbido e sensação de tontura, apresentar dificuldade de entender outra pessoa e ter vertigem, também são indícios do problema.
Pessoas que trabalham com sons intensos, como motorista de ônibus e motocicleta, DJs, pedreiros e operários precisam usar o protetor auricular?
VERDADEIRO: O protetor auricular é um recurso que ajuda a diminuir o risco da perda auditiva, portanto , recomendado no caso de pessoas expostas a sons intensos.
Perda Auditiva pode causar quadros depressivos nos indivíduo?
VERDADEIRO: A perda auditiva pode trazer consequências psicossociais. Um dos fatores é o isolamento gerado pela dificuldade na comunicação com outras pessoas. A pessoa vai evitando conversar com familiares e amigos por se sentir constrangido, podendo chegar a um quadro depressivo, principalmente na terceira idade.
Ficou com alguma dúvida? Procure a AudioPrime.
Nossa equipe, está disponível para sanar todas as suas dúvidas.