Algumas pessoas ainda tem vergonha de usar os aparelhos auditivos porque pensam que isso seria como assinar um atestado de que elas estão envelhecendo.
A ironia é que, quando nos recusamos a usar os aparelhos auditivos, ficamos pedindo a todo momento para que repitam o que foi dito ou, então, como não entendemos o que a pessoa nos disse, ficamos sorrindo e concordando com tudo, como se estivéssemos entendendo.
Isso só faz com que a dificuldade de entender fique ainda mais
Com o aumento na expectativa de vida, todos nós, cedo ou tarde, teremos alguma dificuldade de audição.
Aos 80 anos, mais da metade da população terá Perda Auditiva significativa. Dessas pessoas, a grande maioria está plenamente ativa.
Mesmo sendo mais comum na população 60+, pelo envelhecimento natural, os mais jovens também apresentam – cada vez mais cedo – perda auditiva considerável.
As causas mais comuns da perda auditiva
Com o aumento da expectativa de vida e os grandes avanços da medicina, nos deparamos com muitos pacientes em tratamento com quimioterapia. Pacientes que estão passando por este tratamento podem desenvolver problemas de audição, pois algumas substâncias presentes na medicação são tóxicas para o ouvido interno.
Por isso é importante realizar um exame de audiometria antes, durante e após o tratamento, assim podemos minimizar o impacto desta perda na vida do pa
Em texto publicado em 20/20/20, nós vimos que a pessoa com perda auditiva não ouve o que quer e, sim, o que consegue.
O que acontece é que, quando começamos a perder a audição, deixamos de ouvir alguns sons - não todos - geralmente os agudos; a pessoa acaba ouvindo a palavra pela metade, faltando sons importantes para a compreensão e comprometendo o processamento auditivo.
Daí a importância da escolha do aparelho auditivo correto e configurado
Muitos pacientes querem saber quanto por cento da audição perderam e quanto podem recuperar usando aparelho auditivo. Para entendermos melhor esse assunto, vamos começar falando sobre a audiometria, que é o exame que avalia nossa audição.
Primeiramente, a audiometria não nos dá um percentual e sim, classifica a perda auditiva por tipo e grau. O tipo diz respeito a origem da perda - se no ouvido externo, médio ou interno. Já o grau pode ser leve, moderado, s